

Cuidados com a manutenção dos equipamentos industriais
A manutenção de equipamentos industriais é uma atividade que deve entrar na rotina de qualquer indústria.
Data: 24/Junho/2025
A manutenção de equipamentos industriais é uma atividade que deve entrar na rotina de qualquer indústria.
Além do aumento da produtividade operacional e da vida útil do equipamento, realizar a manutenção do maquinário pontualmente garante a segurança dos colaboradores.
No artigo de hoje, falaremos sobre a importância na manutenção de equipamentos industriais e quais os cuidados necessários para a realização desse processo com eficiência e segurança. Boa leitura!
Por que a manutenção é tão importante para equipamentos industriais?
Um equipamento industrial parado por falta de manutenção por um só dia, pode gerar muito prejuízo para a operação.
Além da produtividade reduzida, o custo com um processo de manutenção corretiva mais severo pode comprometer o orçamento.
Outro é o que chamamos eficiência operacional. Um equipamento industrial que funciona adequadamente garantirá maior qualidade ao produto final, mantendo a produtividade da operação.
A segurança dos colaboradores é outro fator de grande importância quando um equipamento industrial está em bom funcionamento. O risco de acidentes diminui, evitando diminuição desfalques do quadro de funcionários e até mesmo indenizações.
A manutenção de equipamentos industriais se divide em três tipos: corretiva, preventiva e preditiva. Todos podem ser utilizados em conjunto por uma mesma indústria.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva é aquela realizada quando um equipamento apresenta alguma falha ou até mesmo problemas que inviabilizam seu funcionamento.
A manutenção corretiva pode ser subdividida em mais dois tipos, sendo a corretiva emergencial e a programada.
A emergencial é aquele tipo de manutenção realizada de maneira imediata, logo após a paralisação da máquina para que a produtividade sofra o mínimo de impacto.
Já a corretiva programada é efetuada em horários fora da produção, em data e hora pré-determinadas e de conhecimento dos envolvidos.
Optar por trabalhar somente com a manutenção corretiva pode ser custoso para a operação. Por ser um procedimento de urgência, mesmo no caso da programada, muitas vezes é necessária a troca de peças ou acionamento de mão de obra especializada.
Serviços emergenciais geralmente custam mais caros e no caso dos equipamentos industriais não é diferente. A aquisição e troca de peças podem ter um preço elevado, além do período em que a máquina fica sem operação.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é aquela realizada de forma periódica e independe de problemas apresentados pelos equipamentos industriais.
Geralmente, a manutenção preventiva é realizada com indicação do fabricante e seu principal objetivo é garantir o pleno funcionamento de todos os equipamentos.
Durante a manutenção preventiva é possível identificar se algum equipamento pode apresentar alguma falha futura e o problema é tratado antes que ocorra.
Garantir a manutenção preventiva dos equipamentos industriais permitem maior produtividade, menor risco operacional e economia com grandes reparos.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva consiste no monitoramento da operação na totalidade para identificar possíveis falhas nos equipamentos industriais.
Para a identificação de problemas, é realizada uma inspeção periódica utilizando técnicas e parâmetros de análises do maquinário como vibração, ultrassom, verificação visual, utilização de sensores, dentre outros.
A manutenção de equipamentos industriais, quando realizada de maneira preventiva ou preditiva, oferece diversos benefícios operacionais. Para tanto, é interessante manter um cronograma de manutenção para que a mesma não afete um horário de ampla produção.
Além do planejamento da manutenção, ao acionar o profissional responsável pela manutenção, é preciso assegurar que ele tome alguns cuidados básicos. Afinal, acidentes durante os processos de manutenção também vão gerar prejuízos para a empresa. Continue sua leitura e veja quais cuidados devem ser tomados antes de realizar a manutenção de equipamentos industriais.
Quais cuidados tomar para a manutenção de equipamentos industriais?
É importante lembrar que a fabricação de equipamentos industriais bem como seus processos de manutenção é regulamentada pela NR-12, que regulamenta a segurança no trabalho. (Podemos citar também outras NR’s: NR-33, NR-35...)
Seja qualquer tipo de manutenção que será realizada, é importante tomar alguns cuidados para preservar a segurança, tanto do operador como do técnico responsável pela manutenção.
- Utilização de EPIs: NR-6
Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são fundamentais durante a manutenção de máquinas. Em casos de acidentes, os EPIs garantem maior proteção ao técnico.
Deve-se garantir que sejam utilizadas luvas de proteção, capacetes, óculos de proteção, calçados de segurança e até mesmo protetores auriculares.
É obrigação do responsável pela máquina assegurar que o técnico de manutenção esteja estar munido destes equipamentos antes de iniciar o reparo do equipamento industrial.
- Utilização de EPIs:
Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são fundamentais durante a manutenção de máquinas. Em casos de acidentes, os EPIs garantem maior proteção ao técnico.
- Uso de equipamentos de proteção coletiva:
Os EPCs são aqueles que preserva a segurança de um grupo de pessoas. Dentre eles podemos destacar fitas de isolamento, placas de sinalização e dispositivos de alerta para evacuação do local.
- Essas medidas devem garantir não só que o equipamento que passará por manutenção seja isolado, como também que a área onde ele se encontre fique com um acesso restrito.
- Desligamento da energia: NR-10
Todo equipamento industrial que irá passar por manutenção deve ter todo o seu fornecimento de energia desligado.
Além de diminuir os riscos de choque elétricos e explosões, pode evitar que equipamento entre em funcionamento durante a manutenção.
- Evitar manutenção para máquinas em operação:
Assim como o equipamento industrial deve estar sem fornecimento de energia para a manutenção, o reparo nunca deve ser realizado com o mesmo em operação.
Muitos técnicos tendem a otimizar seu trabalho tentando remover materiais enquanto a máquina ainda está em movimento. Essa ação pode gerar acidentes graves com alto risco de morte.
Antes de iniciar a manutenção é fundamental certificar que o equipamento está totalmente fora da energia e sem peças em funcionamento.
- Organização e limpeza do ambiente:
Manter o ambiente limpo e organizado, com peças e ferramentas em local que não atrapalhe o acesso ao equipamento ou o tráfego de colaboradores evita acidentes e otimiza o trabalho de manutenção.
Para tanto, é preciso ter cuidado com os locais onde ficam peças, ferramentas, graxas, e outros utensílios utilizados para o reparo. Para peças que precisam ser desmontadas, o ideal é realizar a manutenção em laboratório apropriado.
Os cuidados acima citados durante a manutenção de equipamentos industriais são simples e podem evitar grandes transtornos. Vale ressaltar que realizar a manutenção de forma preventiva ou preditiva tomando os devidos cuidados, garantirá uma operação mais segura e produtiva.
Garanta a manutenção de equipamentos industriais com a MRSUL
A MRSUL disponibiliza para sua indústria os serviços de manutenção para equipamentos industriais.
Trabalhando com uma equipe altamente capacitada, a MRSUL garante serviços de excelência que vão manter a segurança do seu ambiente operacional.
Para realizar a manutenção de seus equipamentos industriais com segurança, fale com a MRSUL.
Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais dicas que vão potencializar sua operação.
Até a próxima!
Fique informadoArtigos especiais