Esteira transportadora: tudo o que você precisa saber!

A esteira transportadora já faz parte do cotidiano de diversas indústrias. Por ser um equipamento prático e versátil, a esteira transportadora é desenvolvida em diversos modelos, justamente visando otimizar cada operação.

Conhecer algumas particularidades da esteira transportadora pode servir como um guia não só para a compra adequada, mas também como adaptar os processos internos a esta nova ferramenta.

No artigo do hoje, abordaremos os benefícios da esteira transportadora e tudo o que você precisa saber para adquirir o equipamento adequado para sua indústria. Boa leitura!

Características principais da esteira transportadora

A esteira transportadora é um equipamento com a função de realizar o tráfego de produtos e cargas de forma automática ou não. Seu principal objetivo é reduzir o tempo de movimentação de produtos, gerando maior produtividade para as indústrias.

Em relação à estrutura, uma esteira transportadora pode ser confeccionada em diferentes materiais, como aço carbono, inox, alumínio etc.

O funcionamento básico da esteira transportadora é por tração, que em alguns modelos pode ser regulada para aumentar ou diminuir a velocidade conforme a necessidade da operação. Quanto a modelo, a esteira transportadora pode ser disponibilizada em diversos tipos,

a maior parte sempre adquirida de forma customizada para atender necessidades da operação. Os principais tipos de esteira transportadora utilizadas no mercado são:

  • Esteira transportadora reta, que trafega o produto de ponta a ponta;
  • Esteira transportadora curva, utilizada de acordo com o layout da operação e possui curvas para manter o tráfego de produtos;
  • Esteira transportadora de aceleração, trabalha geralmente em grandes operações que necessitam de maior agilidade na movimentação de produtos;
  • Esteira transportadora acumuladora, que utiliza roletes para diminuir o atrito do produto com a superfície e deixar o fluxo um pouco mais lento. É indicada para tráfego de produtos mais sensíveis;
  • Esteira transportadora de elevação inclinada, que permite a movimentação de produtos para outros níveis de altura;

Esses são somente alguns dos principais modelos utilizados no mercado. Algumas operações utilizam mais de um modelo de esteira transportadora para agilizar o fluxo de produtos e otimizar a operação. 

A esteira transportadora é um equipamento que proporciona diversos benefícios para a operação, principalmente no quesito de aumento de produtividade redução de custos. A seguir, veja alguns destes benefícios que influenciam na decisão de adquirir uma esteira transportadora para operações industriais.

Benefícios da esteira transportadora

Investir em uma esteira transportadora é uma escolha inteligente para diversos tipos de segmento, seja químico, alimentício, farmacêutico, dentre outros. Por ser um produto de simples utilização e por demandar baixa manutenção, a esteira transportadora é um equipamento que proporciona um grande custo benefício para a operação. Veja a seguir como a esteira transportadora pode ajudar sua indústria.

  • Versatilidade

A esteira transportadora é um equipamento versátil e atende indústrias de diversos segmentos. E por ser uma máquina que pode ser personalizada de acordo com o tipo de operação, ela agrega grande facilidade e praticidade à operação.

  • Alta capacidade de carga

Outra vantagem da esteira transportadora é a sua capacidade no transporte de cargas. Ela consegue movimentar com facilidade mesmo produtos com maior peso, como peças metálicas, brita, cimento, dentre outros. Tudo de maneira rápida e fácil.

  • Ergonomia

A esteira transportadora permite ao colaborador trabalhar em uma postura produtiva, mas, ao mesmo tempo, confortável. Assim, é possível aumentar o fluxo operacional sem comprometer a saúde postural do colaborador e evitar acidentes.

  • Proteção da carga

Durante o trajeto na esteira transportadora, a carga fica

protegida contra quedas, danos e rompimentos. Além disso, por não ser transportada manualmente por pessoa, o risco de queda e perdas é praticamente nulo.

  • Otimização de processos operacionais

Além de agilizar os processos de movimentação de carga, a esteira de transporte pode participar de processos integrados com outros equipamentos como elevadores de carga, empilhadeiras, plataformas e até outros modelos de esteiras de transporte. Essa é uma forma de manter os processos operacionais otimizados e aumentar a produtividade.

  • Redução de custos

Além da redução de tempo na movimentação de produtos, com a esteira transportadora é possível reduzir o custo com pessoal, visto que o processo de transporte será realizado por ela na maior parte do tempo.

Estes são somente alguns dos diversos benefícios que o uso da esteira de transporte proporciona ao ambiente operacional. Mas é importante lembrar que quando se opta por esse tipo de equipamento, é necessário ter atenção a alguns pontos, um deles são as normas regulamentadoras de segurança para produção e utilização da esteira transportadora. Entenda um pouco mais no próximo parágrafo.

Segurança na utilização de esteira transportadora

Toda esteira transportadora deve ser fabricada em conformidade com a NR-12 e NR-10. Em 2013 o Ministério do Trabalho ampliou as exigências para equipamentos transportadores de correias também para empresas usuárias, que devem manter normas de segurança para preservar a integridade de seus colaboradores. 

Por ser um equipamento considerado perigoso durante o transporte contínuo de materiais, a normativa exige a proteção das correias, principalmente em pontos passíveis de ocasionar esmagamento, agarramento ou aprisionamento. Essa é uma das formas de garantir a proteção dos colaboradores responsáveis pelo tráfego de produtos.

Assim como as correias, existem outros aspectos a serem considerados, como os sistemas de acionamento, rolamentos e também a capacidade máxima da esteira de transporte, que precisa ser respeitada. 

Na normativa NR-12, os principais pontos de atenção para a fabricação e utilização da esteira transportadora são:

12.85 – Os movimentos perigosos dos transportadores contínuos de materiais devem ser protegidos, especialmente nos pontos de esmagamento, agarramento e aprisionamento formados pelas esteiras, correias, roletes, acoplamentos, freios, roldanas, amostradores, volantes, tambores, engrenagens, cremalheiras, correntes, guias, alinhadores, região do esticamento, contrapeso e outras partes moveis acessíveis durante a operação normal;

12.86 – Os transportadores contínuos de correia, cuja altura da borda da correia que transporta a carga esteja superior a 2,70 m do piso, devem possuir, em toda a sua extensão, passarelas em ambos os lados;

12.86.1 – Os transportadores cuja correia tenha largura de até 762 mm ou 30 polegadas podem possuir passarela em apenas um dos lados, devendo-se adotar o uso de plataformas moveis ou elevatórias para quaisquer intervenções e inspeções;

12.87 – Os transportadores de materiais somente devem ser utilizados para o tipo e capacidade de carga para os quais foram projetados;

12.88 – Os cabos de aço, correntes, eslingas, ganchos e outros elementos de suspensão ou tração e suas conexões devem ser adequados ao tipo de material e dimensionados para suportar os esforços solicitantes;

12.91 – Nos transportadores contínuos de materiais que necessitem de parada durante o processo, é proibida a reversão de movimento para esta finalidade. Os transportadores contínuos acessíveis aos trabalhadores devem dispor, ao longo de sua extensão, de dispositivos de parada de emergência, de modo que possam ser acionados em todas as posições de trabalho.

Seguir a normatização no momento de adquirir uma esteira transportadora é de suma importância para manter a produtividade da operação sem comprometer a segurança dos colaboradores. 

Logo, escolher um fornecedor que trabalhe conforme as normas exigidas e que desenvolve um projeto adequado para a aquisição da esteira transportadora mais aderente às necessidades operacionais é um grande diferencial para garantir agilidade e segurança para a operação. Então, conheça um pouco sobre a MRSUL e como adquirir esteira transportadora.

Esteira transportadora é com a MRSUL

Antes de fechar a aquisição de esteira transportadora para sua indústria, confira as soluções da MRSUL.

Além de possui mais de 30 anos de experiência no mercado, a MRSUL desenvolve esteira transportadora e demais equipamentos de transporte de cargas em conformidade com as normas exigidas.

A MRSUL presta um atendimento diferenciado, oferecendo um amplo catálogo de produtos e também financiamento de maquinário pelo BNDES.

Entre em contato com a MRSUL e adquira esteira transportadora de alto padrão para sua indústria. Gostou desse artigo? Então compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Mais para explorar

Uncategorized

A importância da Norma Regulamentadora 10 e 12 para um ambiente de trabalho seguro

Quando o assunto é segurança no trabalho – em especial – instalações elétricas, é muito importante considerar todos os requisitos de segurança. 
Veja a seguir, a importância dessas duas Normas Regulamentadoras para todas as indústrias brasileiras a fim de estabelecer os requisitos mínimos de segurança.